quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sapatilha de Pontas

Subir nas pontas é o sonho de toda bailarina. As pequenas insistem, perguntam todos os dias se já estão prontas para dar esse passo... mas só quem pode responder é a professora, reponsável e conscientemente.

Cada aluna é única e seu desenvolvimento também. Cada uma tem o seu tempo, mas existem algumas questões que valem para todo mundo:
- Ter pelo menos 11 anos 
- Já fazer ballet há um certo tempo. Precisa ter técnica em desenvolvimento
- Subir na meia ponta bem alta e conseguir manter o en dehors em 1ª e 5ª posição.

Bailarinas com sobrepeso ou algum problema de saúde devem ser avaliadas caso a caso.
O uso das sapatilhas de pontas não vai causar nenhum desses problemas, mas se a pessoa já tiver algum deles, pode piorar.

As primeiras sapatilhas de pontas são de 1832. Imagina só o que deveria ser subir nas pontas? 
Hoje em dia as sapatilhas estão muito mais confortáveis, anatômicas e ergonômicas. Tecnologia e corpo humano evoluíram =)
Para nooooossa alegria.

Subir nas pontas exige muito. Além de técnica, é preciso que o corpo da bailarina esteja preparado para se sustentar sobre uma base tão pequena. Ossos, tendões, músculos e ligamentos devem estar fortes o suficiente para possibilitar a descoberta de um novo equilíbrio.

Sabe o que pode acontecer se você subir nas pontas antes do tempo?
Se você ainda não estiver pronta e mesmo assim enfrentar o desafio, no futuro poderá sofrer lesões e deformações que um dia podem impedir que você dance. Mas isso só vai acontecer se você for orientada por maus profissionais. Fique tranquila, na Royale nós temos consciência de que cada uma tem o seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário