segunda-feira, 2 de abril de 2012

Só Alegria!

Já faz 1 ano que foi lançado o maravilhoso filme Cisne Negro, com a Natalie Portman e até hoje esse é um dos assuntos mais comentados quando o tema é ballet. O que é realmente muito bom para (re) projetar essa arte maravilhosa, que traz inúmeros benefícios para o corpo, incontáveis para a mente.



Pense em uma bailarina. Qual é a imagem que vem a sua cabeça? Leveza, suavidade?
Engana-se redondamente (sem trocadilhos infames) quem pensa que é fácil a vida da bailarina. Horas e horas dedicadas à prática de atividades de condicionamento físico, outras horas de ensaio, dores por todo o corpo, disciplina, concentração e muita dedicação em busca da perfeição fazem muito bem. E emagrecem também. 

Sempre existiu aquela velha máxima de que a natação é o mais completo dos esportes, mas a Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, realizou uma pesquisa que provou que na comparação entre natação e baleet clássico, a dança leva a melhor em 7 de 10 medidas de condicionamento físico. O estudo comparou o condicionamento e o desempenho de membros do Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica.

O ballet trabalha todos os músculos do corpo, o que enrijece a musculatura, deixando as gordurinhas bem escondidas, no lugar que devem ser. As áreas do corpo são trabalhadas em conjunto: pernas, abdome, braços, costas, glúteos e, além de executar os passos e manter a técnica, a bailarina ainda precisa passar sua emoções na história que está sendo interpretada, misturando técnica, música e atuação. Acho que isso é suficiente para entender poque o ballet é um dos esportes mais estruturados e bem trabalhados. Para homens e mulheres.



E não para por aí. A dança permite que os bailarinos se expressem artisticamente, uma experiência que pode apresentar aspectos como disciplina da mente e do corpo, postura, controle, conhecimento e habilidade corporal, coordenação motora e equilíbrio.
Claro que não é necessário ser a 1ª bailarina para ter acesso a todos esse benefícios. Nem a Natalie Portman deu conta de ser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário