terça-feira, 5 de junho de 2012

Técnicas e Métodos do Ballet Clássico- parte 1- Cecchetti

Para ser um bailarino profissional, você pode escolher muitos caminhos. Vamos falar em posts sobre os principais métodos de ballet clássico. Cada um oferece vantagens e desvantagens, mas todos são super reconhecidos em se tratando de formação clássica e oferecem aulas para bailarinos em qualquer nível.

A saber: métodos de treinamentos de bailarinos constroem uma certa técnica. Um “método” de ballet não deve ser confundido com um “estilo” de ballet.

CECCHETTI

O maestro Enrico Cecchetti (1850-1928) desenvolveu essa técnica, que é conhecida como um sistema rigoroso de treinamento, daqueles que exigem muita dedicação mesmo. A ideia de Cecchetti era trabalhar especialmente a anatomia humana usando características essenciais da dança. Um dançarino bem treinado no método tem pureza de linhas e simplicidade no estilo.
O objetivo do professor faz sentido dentro dessa rigidez toda: ele queria que seus bailarinos se tornassem autossuficientes em vez de imitar os movimentos do professor, fazendo o aluno pensar, vivenciar, experimentar, internalizar a dança, mover-se como um instrumento: os braços e as pernas com uma entidade de trabalho. A energia é focada através dos pés indo até a cabeça em uma linha continua infinitamente. 
Este método prefere a qualidade sobre a quantidade: é melhor fazer 1 pirouette perfeita que fazer 2 ou 3 sem eixo, caindo da ponta...


Os alunos são treinados, testado em etapas e avaliados, finalmente - os testes também são super difíceis. O curso toda dura 6 anos e cada aluno só pode fazer o exame uma vez por ano.
Os instrutores de Cecchetti devem ser registrados pela qualificação pela Sociedade Imperial de Professores de Dança. Chique né?

Já sabemos como o método exige envolvimento dos alunos, mas até onde? 
Nas aulas, os exercícios de barra são memorizados e repetidos durante um certo tempo. Há uma barra específica para cada dia da semana. Cada um dos lados do corpo é trabalhado alterando de semana para semana. A técnica Cecchetti tem oito posições de braço, e cerca de quarenta adágios (NOSSA!) para desenvolver o equilíbrio e a graça. No fim da aula é feita uma nova coreografia para o aluno aprender rapidamente e executar.


 
#EmTempo: Bailarinos do método Cecchetti sempre conseguiram as mais altas posições nas melhores companhias de dança em todo o mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário